quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ATIVIDADE OITAVA SÉRIE E TERCEIROS ANOS

João Guimarães Rosa nasceu em Cotisburgo (MG) em 1908 e faleceu em 1967 no Rio de Janeiro. Formou-se em Medicina e exerceu a profissão até 1934, quando ingressa na carreira diplomática, servindo na Alemanha, Colômbia e França. Em 1963, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, adiando a posse até 1967. Morreu neste ano três dias depois da solenidade de posse, vítima de um colapso cardíaco.

OBRAS:

Conto: Sagarana (1946); Primeiras estórias (1962); Tutaméia: terceiras estórias (1967); Estas estórias (1969) - publicação póstuma.
Novela: Corpo de baile (1956) - publicado posteriormente em três volumes: Manuelzão e Minguilim; No urubuquaquá, no Pinhém; Noites do sertão.
Romance: Grande Sertão: veredas (1956).
Diversos: Com vaqueiro Mariano (1952); Ave, palavra (1970) - publicação póstuma; O ministério dos MMM (em colaboração).

CARACTERÍSTICAS DA OBRA

Embora de caráter regionalista, a obra de Guimarães Rosa supera o regionalismo tradicional, que ora idealizava o sertanejo, ora se comprazia com aspectos meramente pitorescos, com o realismo documental ou com a transcrição da linguagem popular e coloquial.
Essa superação deve-se à riqueza de sua linguagem e ao caráter universal das questões morais e metafísicas presentes em sua obra.

Criando um estilo absolutamente novo na ficção brasileira, Guimarães Rosa estiliza o linguajar sertanejo, recria e inventa palavras, mescla arcaísmos com vocábulos eruditos, populares e modernos, combina de maneira original as palavras, prefixos e sufixos, constrói uma sintaxe peculiar e explora as possibilidades sonoras da linguagem, através de aliterações, onomatopéias, hiatos, ecos, homofonias etc.
No cerne dessa linguagem nova, na qual prosa e poesia confundem-se, estão as indagações universais do homem: o sentido da vida e da morte, a existência ou não de Deus e do diabo, o significado do amor, do ódio, da ambição etc.


COMENTE A SEGUINTE PASSAGEM DE "GRANDE SERTÃO VEREDAS": (MÍNIMO DE 30 LINHAS)
ESCREVA EM DOCUMENTO WORD E ENVIE PARA O EMAIL JULIANALUIZAPENA@GMAIL.COM.
PESQUISE ALGUMA IMAGEM NA INTERNET PARA INCREMENTAR SEU TEXTO:
"Mire e veja: o importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou."

(Guimarães Rosa)

2 comentários:

Escola Délfica disse...

obrigada pelo toque
confundi-me com as imagens...
ja troquei
vlw msm.
Ana Bia

Jeferson Cardoso disse...

Oi! Tudo bom? Posso fazer uma pergunta? Vou interpretar o seu silêncio como uma concessão: O Claridades de Lua vai mesmo ficar sem postagens, vai ficar com aquele jovem Castro Alves de cabelos longos?